AdSense

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Cubismo



La Muse
Esta imagem maravilhosa é de Pablo Picasso. Só pra se ter uma idéia do que foi o Cubismo, movimento artístico que permeou o seu trabalho.
A vida e a obra de Picasso fazem parte da história da arte do século XX. "É impossível entender a pintura moderna sem Picasso, mas é também impossível entender Picasso sem ela." Sua pintura, em todas as suas mudanças brutais e surpreendentes, marcou a pintura de nossa época.
 O marco inicial do Cubismo ocorreu em Paris, em 1907, com a tela Les Demoiselles d''Avignon, pintura que Pablo Picasso levou um ano para finalizar. Nesta obra, este grande artista espanhol retratou a nudez feminina de uma forma inusitada, onde as formas reais, naturalmente arredondadas, deram espaço a figuras geométricas perfeitamente trabalhadas. Tanto nas obras de Picasso, quanto nas pinturas de outros artistas que seguiam esta nova tendência, como, por exemplo, o ex-fauvista francês – Georges Braque – há uma forte influência das esculturas africanas e também pelas últimas pinturas do pós-impressionista francês Paul Cézanne, que retratava a natureza através de formas bem próximas as geométricas.
 O Cubismo, um dos movimentos mais marcantes do século XX, se dividiu em duas fases: Analítico, até 1912, onde a cor era moderada e as formas eram predominantemente geométricas e desestruturadas pelo desmembramento de suas partes equivalentes, ocorrendo, desta forma, a necessidade de não somente apreciar a obra, mas também de decifrá-la, analisá-la para entender seu significado. Já no segundo período, a partir de 1912, surge a reação a este primeiro momento, o Cubismo Sintético, onde as cores eram mais fortes e as formas tentavam tornar as figuras novamente reconhecíveis através de colagens realizadas com letras e também com pequenas partes de jornal.
Na Europa está o maior número de artistas que se destacaram nesta manifestação artística, entre eles os mais conhecidos além dos precursores Pablo Picasso e Braque são: Albert Gleizes, Fernand Léger, Francis Picabia, Marcel Duchamp, Robert Delaunay, Roger de La Fresnaye, e Juan Gris.

CUBISMO NO BRASIL
Somente após a Semana de Arte Moderna de 1922 o movimento cubista ganhou espaço no Brasil. Mesmo assim, não temos artistas com características exclusivamente cubistas em nosso país.
Descobrimos que artistas brasileiros como Tarsila do Amaral, Anita Malfati e Di Cavalcanti sofreram influência desse movimento, apresentando características do Cubismo em suas obras.





Nenhum comentário:

Postar um comentário