AdSense

terça-feira, 28 de maio de 2013

Construção na Marina Píer Norte, próximo a Sorveteria da Ribeira, tem tirado o sossego e a vista do mar dos moradores da rua General Osório.



As águas da praia da Ribeira são conhecidas por sua tranquilidade. Bairro tradicional de Salvador, a Ribeira é um local onde muitos soteropolitanos e turistas escolhem para passear no final de semana. Entretanto, uma

construção na Marina Píer Norte, próximo a Sorveteria da Ribeira, tem tirado o sossego e a vista do mar dos moradores da rua General Osório. 

Segundo relato de moradores, um auditor fiscal estadual, apenas identificado como Arivaldo, é dono da Marina e responsável por duas construções no píer. “Há dois meses, ele construiu uma guarita bem na entrada do píer, depois começou a levantar outra construção que ainda não está pronta.
Acredito que seja a sede administrativa da marina particular dele. Porém, além de Arivaldo não ter autorização da Marinha, a nossa visão do mar ficou prejudicada por conta disso.”, conta o micro-empresário Carlos Alberto, que mora em frente ao píer.
 
De acordo com Mário Augusto, que trabalha com Carlos Alberto, e também é residente do local, os moradores insatisfeitos com a situação fizeram um abaixo-assinado para impedir a nova obra. “Reunimos alguns moradores para embargar a obra do auditor fiscal. Mas ainda não surtiu muito efeito. A obra está em andamento, ficou parada por um tempo porque não tinha a licença da Marinha. Porém, Arivaldo conseguiu um alvará da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom).”, relata Augusto.
 
A reportagem de Tribuna foi até o local e verificou que havia uma placa da Sucom informando sobre o alvará da construção. A data de expedição é de 2010 e a validade de quatro anos. Um morador, que não quis se identificar, revela que existe um processo na justiça para evitar a construção da nova obra. “Arivaldo está querendo tomar conta da Marina e cercá-la totalmente. Mas isso não está correto, porque o espaço é público.

Ele é dono há dez anos do local e nunca tinha feito isso. Temos uma associação de velejadores que também utiliza bastante o espaço. Ele não conseguiu a licença da Marinha, mas acabou conseguindo da SUCOM, porém o órgão não tem o poder de autorizar esse tipo de construção dentro do mar.”, diz.
 
Por ser final de semana, a reportagem da Tribuna não conseguiu contato com a Sucom. O auditor fiscal Arivaldo também foi procurado, mas não foi localizado pela reportagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário